De 28/10 a 8/11, a AABB Brasília (DF) ficou ainda mais colorida e vibrante com a realização dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS). Os atletas contaram com toda a estrutura dos ginásios e quadras da Associação para competirem nas modalidades de Basquete, Voleibol, Badminton, Tênis de Mesa e Futsal.

Destacada pelo Ministério dos Esportes como a maior edição, neste ano os JEBs reuniram 8 mil estudantes, com uma delegação que reúne estudantes-atletas, integrantes de comissões técnicas e dirigentes. Os atletas possuem idades entre 12 e 14 anos, estudam em instituições de ensino público e privado, de todas as 27 unidades da federação.

“Foi o meu primeiro ano no JEBs, todos os atletas têm um nível muito alto, o evento foi muito legal, atendeu as minhas expectativas em tudo! A estrutura da AABB é ótima, conheci o parque aquático, os ginásios e quadras, a comida aqui é muito boa, tudo é bom!”, contou o atleta de 14 anos, medalha de prata na modalidade dupla mista de Tênis de mesa, Victor Motikawa, de Santo André (SP).

Para a atleta de voleibol de Palmas (TO), Camila Cunha Correia, de 12 anos, competir no JEBs trouxe crescimento, a primeira vez nos jogos escolares vê o evento como uma ótima experiência esportiva e cultural. “Nós jogamos muito bem nos dois primeiros jogos, depois infelizmente perdemos, nesse último jogo nós buscamos a vitória e não conseguimos, mas levamos o time adversário para o tiebreak e com certeza nessa competição amadurecemos e vamos ter ótimos resultados nos próximos jogos!”.

A atleta esteve pela primeira vez na Capital Federal e aproveitou para conhecer os pontos turísticos da cidade e todo o clube da AABB. “Eu conheci a Catedral de Brasília e fiquei encantada! Praticamente todos os nossos jogos foram aqui na AABB, eu gostei muito da estrutura do clube, os ginásios são ótimos, achei tudo muito interessante. Eu gostei bastante do cuidado conosco, da alimentação, do hotel, do transporte e da comissão técnica do evento. Nesse período todos nós da delegação do Tocantins fizemos novas amizades e interagimos com os outros times”, reforçou a atleta.

Para o Francisco Brás, segundo vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o evento foi concluído com muito sucesso, contou com bom atendimento e estrutura em todos os jogos realizados na AABB Brasília. Com número recorde de participantes, o JEBs vem mantendo a política da CBDE na equidade de gênero, o número de atletas feminino superou a dos atletas de sexo masculino. “Tudo foi planejado e organizado para que todos os atletas tivessem boa estrutura de quadras e pistas para mostrarem seu talento, nós estamos muito felizes com a entrega do JEBs 2023, pois proporcionar um evento de excelência e ver a dedicação e felicidade dos alunos-atletas, a interação de todos e o network durante o evento é uma troca muito importante”, disse o Vice-presidente da CBDE.