O Abril Azul é o mês dedicado à conscientização do autismo. A escolha foi da Organização das Nações Unidas – ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.

Confira as dicas de como agir diante de uma pessoa com TEA?

  1. Converse com ela respeitosamente;
  2. Comporta-se de igual para igual;
  3. Seja paciente com o tempo de resposta;
  4. Aceite a outra pessoa como ela é;
  5. Mantenha o tom de voz baixo e amigável;
  6. Use a linguagem clara e direta;
  7. Aja com naturalidade a comportamentos comuns de pessoas autistas, como: repetição de palavras, mudanças repentinas de assuntos e movimentos inesperados.

FENABB apoia esta causa!

Fonte: OMS – Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria.