MENU

Confira um resumo dos comunicados

Central de Notícias

Em virtude do panorama mundial causado pela pandemia do Coronavírus, e das medidas que estão sendo adotadas nas três esferas de Governo no país (Federal, Estadual e Municipal), a FENABB decidiu cancelar os eventos e programas que contam com auxílios financeiros dos programas da Federação e possibilitam aglomeração de pessoas:

  • Jornadas Esportivas de AABBs, (JEMABs, JESABs, JERABs, JESAFs e JENAF); Competições Citadinas e eventos do Programa FENABB Cultural;
  • CINFAABB – 2020 Balneário Camboriú (SC) que seria realizado entre os dias 17 e 24.04.2020;
  • Encontros de Dirigentes – INOVAABB que seriam realizados em Curitiba (20 e 21.03.2020), Salvador (27 e 28.03.2020), e Brasília (03 e 04.04.2020);
  • Treinamentos Presencias de Capacitação de Dirigentes e de profissionais do AABB Comunidade;
  • Encontros de Coros, e
  • Encontros de Educandos e Educadores do Programa AABB Comunidade.

A decisão acima vem ao encontro das orientações dos órgãos de saúde, em especial do Ministério da Saúde do Governo Federal sobre a adoção de medidas de prevenção e combate à circulação do Coronavírus, para evitar e/ou dificultar a transmissão em massa da doença COVID-19, classificada pela OMS como Pandemia.

Quanto ao Programa AABB Comunidade existente em algumas AABBs, a associação deve entrar em contato com o Parceiro local, para a adoção das devidas ações julgadas apropriadas à situação, com prioridade para a preservação da saúde e do bem-estar de todos os envolvidos com o Programa e seus familiares.

Espera-se que as Associações adotem as mesmas medidas, avaliando o cancelamento de outros eventos que estejam na programação do clube, mesmo que não contem com o auxílio da FENABB, mas que igualmente demonstrem riscos consideráveis de transmissão da doença pela aglomeração de pessoas, atentando para o cumprimento das determinações legais emanadas do poder público local ou estadual.

“As medidas cautelares foram tomadas a fim de priorizar a saúde do público do Sistema AABB e a segurança de todos os brasileiros, além de contribuir para evitar a propagação do vírus. Peço a compreensão e a colaboração de todos”, pontuou o Presidente da FENABB, Rene Nunes.

A FENABB se compromete a acompanhar, em tempo real, o cenário e as orientações dos órgãos de saúde, responsáveis pelo controle epidemiológico da doença, para que tão logo a sinalização seja favorável, possamos retomar a realização dos eventos e programas aqui suspensos.

Sugestões e orientações para funcionamento enquanto perdurar a pandemia:

1 – Suspender, por tempo indeterminado, as atividades relacionadas abaixo de modo a evitar aglomeração de pessoas:

a) Academia;
b) Campeonatos Internos;
c) Festas;
d) Reuniões corporativas;
e) Sauna;
f) Uso de espaços comunitários; e
g) Apresentações culturais.

2 – Explicar aos associados e frequentadores as razões da suspensão das atividades, enfatizando que tais medidas têm por objetivo cumprir as determinações governamentais e as diretrizes de responsabilidade socioambiental da AABB, visando a preservação da saúde do seu público de relacionamento e que a AABB fará acompanhamento diário da evolução da pandemia, para subsidiar a decisão de retorno das atividades tão logo as autoridades governamentais divulgarem o fim das medidas de prevenção.

3 – Aumentar as sessões diárias de limpeza, inclusive disponibilizando recipientes com álcool em gel nos espaços de convívio social do clube, além de disponibilizar informações com explicações sobre as formas de contágio e cuidados que cada frequentador deve tomar em relação à sua higiene pessoal.

Como não há uma regra única para todo o país, cada AABB deve seguir as orientações específicas e complementares do governo municipal, por meio de avaliação com as autoridades locais, sobre o que deve ser feito.

Até o momento, não temos notícias de casos de contaminação na rede de clubes abebeanas, mas é importante manter a vigilância e seguir as orientações das autoridades de saúde nas três esferas governamentais.

Deixe uma resposta