MENU

Reabertura das atividades nas AABBs: checklist de apuração do risco de contágio

Central de Notícias

Transcorrido um longo período de isolamento e/ou distanciamento social, alguns municípios se encontram em estágio mais avançado, inclusive com as atividades de clubes esportivos e academias liberadas, seguindo regras específicas de legislações locais.

Diante desse cenário e com base em experiências de instituições similares e orientações das autoridades sanitárias, a FENABB elaborou e divulgou nos seus canais de comunicação um Protocolo, com informações úteis para funcionamento dos clubes, com o objetivo de orientar as administrações nas tomadas de decisões, para que o retorno seja com segurança.

Ao planejar o início das suas atividades, as AABBs devem orientar-se por esse Protocolo, não permitindo que a pandemia exponha o clube de forma negativa na comunidade e, mais grave, propicie o alastramento da doença.

Como parte integrante daquele Protocolo, a planilha (clique aqui) viabiliza a apuração no nível de risco de contágio da sua AABB, a partir das respostas constantes dos seus 18 itens. Para tanto, é necessário acessar o arquivo e responder cada uma das questões constantes na coluna “Classificação Risco de Contágio Covid-19”, cuja pontuação final ponderada posiciona a Associação em um nível que vai desde “muito baixo” até “muito alto”.

A partir do resultado, cada sede abebeana terá um importante subsídio para avaliar os riscos de retomar suas atividades. A FENABB sugere que as afiliadas façam essa avaliação de riscos periodicamente e, enquanto perdurar os riscos “alto” e “muito alto”, evitem o reinício das atividades do clube.