MENU

Usina de energia solar é inaugurada na Associação em Jataí

Central de Notícias

Conscientes de sua responsabilidade socioambiental e objetivando a redução de gastos, as AABBs estão implantando energia solar em suas estruturas. A Associação em Jataí (GO) finalizou, em 2019, as obras da usina fotovoltaica, que capta os raios solares e os transforma em fonte de energia limpa (verde). No estacionamento do clube foram instaladas placas solares, abrangendo uma área que cobre 90 veículos.

A usina deverá ser capaz de gerar 376.200 KWh/ano de energia limpa e 100% renovável, suficiente para suprir 88% do consumo da sede da AABB, que é de 426.868 KWh/ano. Os estudos da empresa responsável pela tecnologia, estimam que, após 25 anos de produção de energia proveniente dos raios solares, a afiliada terá economizado em torno de R$ 6 milhões, reduzindo a emissão de mais de 8.370 toneladas de CO².

O Presidente da afiliada, José Carlos Teixeira de Queiroz, explica que a benfeitoria foi idealizada com o objetivo de reduzir os custos com eletricidade, uma das despesas mais altas do clube, além do compromisso de desenvolver práticas sustentáveis. Segundo ele, a obra está inserida nos projetos que contemplam o Plano de Ação vigente para o período de 2018 – 2021. “Há cerca de dois anos já estudávamos a viabilidade deste investimento. E, com o apoio do Banco do Brasil e recursos próprios, conseguimos concluir este trabalho. O estacionamento que, antes, não era coberto, agora, ganhou os painéis solares. Todos foram beneficiados e, principalmente, o Meio Ambiente”, disse José, comemorando.