O planejamento de 2021 da sua AABB deverá ser bem diferente dos anos anteriores. Neste ano, é preciso considerar que houve uma grande mudança no mundo e no comportamento das pessoas. E considerar essa nova realidade é fundamental para o sucesso da Gestão dos Clubes.

Cada vez mais o mundo digital faz parte do dia a dia das pessoas. O home office, a telemedicina, as videoconferências e o e-commerce vieram pra ficar.

E os clubes precisam se conectar aos seus associados dentro dessa nova realidade. Claro que as atividades presenciais não perderão o seu lugar, pois o convívio social é fundamental para a saúde física e mental das pessoas. Mas agora a gama de serviços se amplia, pois ao presencial soma-se o on-line não somente na prestação de serviços como também no relacionamento com o associado, envolvendo o fortalecimento das áreas de atendimento e Comunicação.

Apresentamos, a seguir, as principais tendências apontadas por empresas de marketing digital que devem ser consideradas no Planejamento de 2021.

INTEGRAÇÃO ON-LINE/OFF-LINE DA EXPERIÊNCIA DO ASSOCIADO

A pandemia da Covid-19 trouxe, em 2020, a necessidade de os clubes criarem ou aprimorarem suas presenças digitais como forma de se manterem conectadas aos seus associados.

As aulas on-line, as lives, os podcats e outras atividades virtuais ganharam espaço na programação dos clubes e deverão permanecer no novo normal. Por isso, as AABBs precisam desenvolver um planejamento contemplando essas ações, bem como destacar pessoal para o desenvolvimento das atividades via plataforma digital.

A aposta entre as tendências do marketing digital para 2021 é a profunda integração entre experiência on-line e off-line, onde os clubes poderão ampliar as opções de experiência dos associados oferecendo entretenimento e lazer também de forma virtual.

Ao incluir no Plano Anual a realização de lives e aulas on-line, as AABBs estarão entregando mais ao associado pelo mesmo valor que ele paga, e agregar esse valor contribui com a fidelização e também na retenção do quadro associativo.

AGILIDADE NO ATENDIMENTO E NAS RESPOSTAS AO ASSOCIADO

Responder rapidamente aos novos desafios é fundamental para os clubes.

Diante das rápidas mudanças no comportamento das pessoas e de uma dependência cada vez maior das novas tecnologias, mais do que nunca, esse é o momento para acelerar processos que permitam maior agilidade na relação com o associado. A criação de ciclos curtos de trabalho, aprendizado contínuo, planejamento flexível, foco no associado e colaboração constante são seus pilares. O foco é dar respostas rápidas e eficazes.

Para um marketing ágil, é importante apostar em ferramentas e serviços que: permitam uma imagem clara do público-alvo (com conhecimento e dados reais sobre o associado); antecipem conversas (trazendo informações que o associado espera obter); melhorem o relacionamento com o associado (apostando em mídias sociais e outros canais para fortalecer essa relação).

CHATBOTS PARA AGILIZAR O ATENDIMENTO

Os chatbots, que estão cada vez mais humanizados, estão provando ser extremamente úteis para oferecer melhores experiências aos clientes e, ao mesmo tempo, trazer benefícios para as empresas.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, chatbot é um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana em um chat. Dessa forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”

Vantagens

  • Reduzem a pressão sobre a equipe de atendimento ao cliente ao lidar com problemas de solução simples;
  • São ótimos para a geração de leads, ajudando na captação de novos associados;
  • Permitem coletar dados dos usuários que podem ser analisados ​​para obter informações valiosas sobre o seu público e o que os motiva;
  • Garantem que o clube opere 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso é ótimo para pessoas que não se enquadram no padrão típico ou associados que preferem se envolver de uma forma mais flexível;
  • Proporcionam um maior envolvimento do associado. Sua AABB estará sempre disponível para interagir com o cliente;
  • Promovem economia de custos de longo prazo para o clube.

USO DE CONTEÚDO GERADO PELOS USUÁRIOS NAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

Conteúdo gerado pelos usuários são as publicações que podem ser aproveitadas nas suas estratégias. Uma tendência que deve se fortalecer em 2021. Isso deve acontecer porque as marcas estão percebendo o poder de influência de usuários comuns, cujas experiências com a marca funcionam como prova social para outros consumidores.

Afinal, as pessoas confiam mais em pessoas como elas do que na publicidade das marcas e até mais do que nos grandes influenciadores da web.

Portanto, eles podem ser entendidos como nanoinfluenciadores — com pequeno alcance, mas alto poder de influência, por serem autênticos, próximos e confiáveis.

As tendências de marketing para 2021 apontadas por várias agências que atuam no segmento mostram que a participação ativa dos consumidores nos canais da marca pode trazer benefícios. Essa participação pode acontecer por meio de reviews on-line, posts nas redes sociais, entre outros tipos de conteúdo de usuários.

A Comunicação dos Clubes precisa cada vez mais considerar essa estratégia em seus planos.

AUMENTO NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS

As marcas passaram a investir mais na interatividade para criar um envolvimento humano. Assim como as experiências em tempo real e o uso do conteúdo gerado pelo usuário, que já citamos, os conteúdos interativos conectam marcas e consumidores.

Mas a interatividade também é tendência porque as marcas precisam, cada vez mais, criar conteúdos que se destaquem em meio a uma infinidade de publicações na web.

Quizzes, calculadoras, ebooks, infográficos, questionários e vídeos interativos são alguns exemplos de conteúdos que despertam interesse e envolvem a atenção do usuário por um tempo.

MAIS DIGITAL E MAIS HUMANO

A pandemia do coronavírus mexeu muito com a parte emocional das pessoas.

As marcas também foram afetadas por esse cenário e perceberam a sua fragilidade diante das mudanças do mercado.

Mesmo diante de processos de automatização e inúmeras inovações, pessoas são pessoas. E, por isso, valorizam cada vez mais as marcas humanizadas, focadas em conexões reais.

Criar conexões profundas com o seu público para além dos números, dados e taxas de conversões, é uma boa experiência do associado.

Mas essa tarefa não é tão simples assim. É preciso ter um olhar empático, conhecer a fundo o seu associado. No entanto, em longo prazo, é um caminho que vai gerar conexões profundas e dar bons retornos ao clube

FORTALECIMENTO DA COMUNICAÇÃO ON-LINE

A divulgação de eventos, atividades e também a comunicação dos serviços do Clube encontram no meio digital a forma mais rápida e eficiente de atingir o objetivo de comunicar-se com o associado.

E como já dissemos em outros artigos de Marketing, é preciso fazer um Plano de Marketing Digital aproveitando ferramentas que ajudam a otimizar o trabalho da área de Comunicação, sem esquecer, é claro, de destacar alguém na sua AABB para cuidar da área que ganhou ainda mais importância em 2020, pois foi fundamental para manter a conexão com o quadro associativo.

Suas páginas nas redes sociais e o site da sua AABB precisam funcionar de forma cada vez mais eficiente e integrada com outros meios de comunicação.

PARCERIAS

O ano de 2020 demonstrou que juntos somos mais fortes. E isso vale também no relacionamento com outras empresas que junto ao clube podem ajudar a multiplicar o valor de entrega para seus associados por meio de parcerias.

Nesse momento, parcerias que expandam seu ecossistema digital e tragam novas possibilidades de experiências ao associado são de grande valia para o clube.

Entre as ações de parceria com outras empresas, podemos citar a criação de um Programa de Vantagens, com descontos especiais de empresas para associados, associação com profissionais que possam participar de lives de temas específicos, equipes de recreação e buffets infantis que queiram divulgar seus serviços e junto com o Clube desenvolvam conteúdo digital, entre outras ações.

Vale também pensar no desenvolvimento de uma mídia kit do Clube, com oportunidades comerciais que tragam receitas para a AABB e assim contribuam com a parte financeira da sua Associação.

Fontes: Rock Content – Gummy Conteúdo Digital

Acesse todas as matérias da Revista Dirigente na íntegra (aqui). O exemplar, também, está disponível no App FENABB.