Desde a última segunda-feira (04/01), a FENABB conta com uma nova estrutura organizacional, adequada com o objetivo de propiciar sinergia entre a FENABB e a rede de AABBs, além do fortalecimento da cultura interna da empresa. Entre as principais alterações estão a concentração das áreas Administrativa e Financeira em uma única Vice-Presidência (VIPAF), e a criação da Vice-Presidência de Gestão da Rede (VIRED), onde se reunirão os processos de administração das afiliadas e das Consultorias Regionais, ou seja, uma espécie de porta de entrada de demandas das Associações. A VIPEC absorve a área de comunicação na forma de gerência e a VIPEV mantém seus atuais processos.

A nova estrutura interna da Federação conta, agora, com o seguinte desenho organizacional:

Os atuais Núcleos NUCOM, NUREV e NUINF foram incorporados nas estruturas das gerências, e foi instituído um Comitê Multidisciplinar de Novos Negócios (CONEG), vinculado à Presidência.

RESPONSÁVEIS PELAS ÁREAS
PRESI: Gustavo Boeira da Silva
VIPAF: Rafael Leite Figueiredo

GERAD: Flávio Ribeiro de Assis

GEFIN: Duílio Ribeiro Gonçalves

VIRED: Clodoaldo Soares do Nascimento

GERED: Sandra Regina Vieira

VIPEV: Pedro Carvalho Martins

GEREV: Michael Cerutti Trindade

VIPEC: André Castelo Branco Machado

GEPES: Daniel Martins de Carvalho

GECOM: Rafael Gadelha de Mesquita

 

Novo Modelo de Governança do Sistema AABB

A reestruturação da FENABB tem o objetivo de alinhá-la ao Novo Modelo de Governança do Sistema AABB, cujos estudos iniciaram-se em 2015 e contaram com a participação das AABBs, dos CESABBs e do Banco do Brasil, no qual foi definido um novo acompanhamento tático e operacional da FENABB para as Associações, com a utilização das Consultorias Regionais, e não mais com os Conselhos Estaduais de AABBs – CESABBs. Aqui você confere a relação e os dados cadastrais das Consultorias Regionais, que são pessoas jurídicas contratadas pela FENABB.

Para atuar estrategicamente nos estados, será instituída ainda a figura do Consultor Estadual, que fará a representação da FENABB em eventos esportivos, sociais e culturais para os quais for convidado ou a pedido da Federação, além da articulação, organização da participação das AABBs nas jornadas esportivas e o relacionamento próximo com a administração estadual do Banco do Brasil e demais entidades. Para tanto exigir-se perfil de relacionamento institucional entre a FENABB e as lideranças nos estados.

Com a conclusão dos processos de desativação dos CESABBs e estando as Consultorias Regionais contratadas e instaladas em sua totalidade, será iniciado o processo de implementação do fluxo da nova estrutura, a partir de janeiro de 2021, razão pela qual contamos com a colaboração e o engajamento de todos do Sistema AABB. Para tanto, a FENABB iniciou a transição no dia 04.01.2021, já adotando internamente o fluxo previsto no novo modelo.

Para as AABBs e Consultores Regionais, o relacionamento e a condução dos processos junto a FENABB continuarão os mesmos, pois as adequações organizacionais serão no âmbito da Federação. Entretanto, para que as equipes possam ajustar seus processos, em especial aqueles que migrarão de área ou são novos processos, haverá um período de transição durante o mês de janeiro, prazo que contamos com a compreensão de todos.

Tão logo concluída essa fase, a FENABB expedirá um comunicado com todas as informações, detalhando processos, atividades, profissionais responsáveis e meios de comunicação (e-mail, telefones, horários, etc).