“Toda crise gera uma oportunidade!”
Essa famosa frase, bastante difundida no meio corporativo, ganha ainda mais força no pós-pandemia. É hora de aproveitar o momento para repensar o papel dos clubes, e ampliar sua importância na vida das pessoas. Ao mesmo tempo, é preciso se preparar para receber os associados e estar em sintonia com suas novas necessidades, pois o período de quarentena resultou em mudanças de hábitos muito significativas para a maioria da população.

Embora as pessoas estejam bastante ansiosas e cautelosas, também estão com muita vontade de viver plenamente e com mais qualidade de vida, aproveitando momentos de lazer junto aos amigos e familiares.

E, nesse ponto, os clubes contam com uma grande vantagem competitiva, já que são e sempre serão o local do convívio, da amizade e, também, de cuidar da saúde física e mental. Tudo em um mesmo ambiente. Com certeza, é o momento de as AABBs investirem em EXPERIÊNCIAS e em CONVENIÊNCIA.

O Clube será o local de viver experiências incríveis com a conveniência de contar com muitos serviços digitais, que irão facilitar sua relação com os associados.

É preciso conhecer bem as principais mudanças no comportamento do consumidor para preparar a sua afiliada para esse trabalho desafiador, mas que, com certeza, contribuirá muito com o sucesso da sua Gestão.

Estudo da McKinsey mostra como o será o novo normal do consumo

O Jornal Estado de São Paulo publicou matéria em que aponta as principais transformações no comportamento das pessoas. O estudo apresentado na matéria foi feito pela consultoria McKinsey com o tema “O novo consumidor pós-Covid-19”. Destacamos, a seguir, um resumo com as principais mudanças reveladas no estudo e, em seguida, como a sua AABB pode se preparar para receber e se relacionar com esse “novo consumidor”.

Principais mudanças de comportamento

  • Passar mais tempo em casa e ter o digital presente em todas as esferas da vida será um novo hábito após a pandemia;
  • Para sair de casa, consumidor levará mais em conta a segurança do que a proximidade ou o preço;
  • Marcas terão de reforçar propósito, cuidar da sustentabilidade e se adaptar rapidamente a um consumidor com grande potencial de ser mais fiel.

Como se preparar para o Novo Normal nos Clubes

Independente da realidade da sua AABB, nesse momento é muito importante manter o Clube cada vez mais conectado ao associado tanto presencialmente como virtualmente. Para isso, é preciso investir em novas experiências, que estejam de acordo com o momento pós-pandemia e, também, fortalecer a presença digital da afiliada.

1. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A aceleração dos serviços virtuais será quase que obrigatória, para atender a esse novo associado. Dessa forma, é importante voltar a atenção para a área de tecnologia e comunicação, visando estruturar serviços via plataformas digitais, por meio de diversas iniciativas.

Investir em um aplicativo eficiente

É momento de pensar em desenvolver um aplicativo da afiliada. Porém, essa plataforma deve ter uma interface eficiente com o associado, visando facilitar a sua vida em relação ao Clube.

O aplicativo poderá conter diversos serviços de atendimento aos associados, como solicitar segunda via de boleto; acompanhar a situação financeira; fazer pré-reservas de espaços e inscrições para praticar musculação; monitorar a validade dos atestados médicos e dermatológicos, entre outros serviços.

Mas, para isso, é preciso que esses serviços também estejam disponibilizados no site do Clube, por meio de um Portal do Associado. Além disso, o associado poderá se manter bem informado, mediante o recebimento de notícias e avisos de notificação push. Outra vantagem de migrar o atendimento para o meio digital é reduzir o fluxo de pessoas na AABB, para resolver problemas burocráticos, ampliando, assim, o tempo do associado no Clube para as atividades mais prazerosas.

Claro que a estruturação de um aplicativo exige um certo investimento e demandará uma dedicação especial das áreas de secretaria/atendimento e comunicação, para migração dos serviços que, atualmente, são feitos presencialmente para o meio digital. Portanto é algo a ser planejado de acordo com as condições de sua AABB.

Dedicar atenção especial à comunicação digital

As redes sociais estão presentes no dia a dia de quase todas as pessoas, e uma boa utilização desse canal é capaz de proporcionar diversos benefícios para o Clube, como divulgação, fidelização de associados, expansão da base, entre outros. Mas, para isso, é preciso programar muito bem a presença digital da sua AABB. Para que você possa conhecer um pouco mais sobre esse universo, o Marketing da FENABB preparou Edição nº 91 | Abril a Junho de 2020 30 ARTIGO um Guia Prático de Redes Sociais com diversas informações referentes a esse importante meio de comunicação. O material está disponível no site da Federação (fenabb.org.br).

Criar plataforma digital para aulas e outras atividades, incorporando o AABB a distância nos serviços do Clube

Agora é importante que as Associações estejam na vida dos associados mesmo quando eles não estão no Clube. As atividades on-line como aulas, lives, encontros virtuais, podcasts, entre outros serviços, serão meios de manter uma nova forma de relacionamento com os abebeanos, agregando mais valor ao ampliar os serviços oferecidos pelo Clube.

2. HIGIENE E LIMPEZA EM DESTAQUE

É importante evidenciar os cuidados com limpeza e comunicar massivamente tudo que está sendo feito em relação a higiene dos locais.

Aqui deve-se se valer de todos os cuidados de higiene desde a chegada no Clube, até os vestiários, academia, restaurantes, lanchonetes e cafés. O associado tem que se sentir seguro no Clube tendo a certeza de que os ambientes estão sendo devidamente higienizados, e atualmente esse serviço de cuidado e limpeza tem que ser aparente. Em meio a esse momento que as pessoas ficaram obcecadas por limpeza o Clube precisa demonstrar tudo que vem sendo feito. Caso contrário, o associado pode optar por deixar de frequentar o clube.

Além disso, uma comunicação agressiva em todos os pontos de contato e também divulgação dos protocolos nas redes sociais é de grande importância.

3. NOVAS EXPERIÊNCIAS E FORTALECIMENTO DO VÍNCULO COM O CLUBE

Aproxime-se ainda mais dos associados demonstrando o quanto o clube faz bem para corpo e mente

Mais do que nunca, é momento de as AABBs demonstrarem o quanto são importantes na vida do associado. Os clubes são os melhores locais para cuidar da saúde física e mental, e precisam estar bem conectados com os associados, por meio de experiências, atividades e ações que fortaleçam o vínculo com a afiliada.

Programas ao ar livre, como corrida e caminhada, aulas em ambientes externos, acompanhamento com planilhas de treino, meditação, yoga, música ao ar livre, dança, recreação, entre outras iniciativas, são bastante importantes para manter o associado sempre por perto.

Reúna suas equipes e desenvolva um novo calendário, contemplando ações que atendam esse novo momento.

Também, é importante que a Comunicação estenda essas ações para as redes sociais, por meio da publicação de conteúdos relacionados à saúde e bem-estar, como atividade física, nutrição, música, meditação, entre outros temas relevantes.

4. COMUNIDADE E MEIO AMBIENTE MERECEM ATENÇÃO ESPECIAL

Inserir a preocupação com o meio ambiente e com a comunidade devem fazer parte das diretrizes do Clube

Programas relacionados à sustentabilidade já estão nos planos de muitas AABBs e algumas já estão implantando ações que levam em consideração o cuidado com o meio ambiente, como reciclagem, por exemplo. É importante dar continuidade a essas iniciativas e, também, ampliar a atuação do Clube no sentido de promover e incentivar boas práticas entre os associados e entre os colaboradores, propagando assim uma maior conscientização entre as pessoas.

Outra questão urgente é o olhar para o próximo. Em tempos de pandemia, o conceito: “Juntos somos mais fortes”, se propagou aos quatro cantos do país e evidenciou o quanto é importante ser solidário. Diversas AABBs já atuam fortemente nessa área por meio do AABB Comunidade. E é fundamental dar maior visibilidade ao Programa e, também, fortalecer e ampliar iniciativas que busquem o bem comum, e, assim, estejam comprometidas com a formação de uma sociedade mais justa e com um futuro melhor pra todos.

5. FORTALECIMENTO DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO

A área de comunicação que sempre foi importante nos clubes agora virou parte essencial de uma Gestão eficaz.

Tão importante como promover as ações aqui mencionadas, é divulgar para os associados tudo que o Clube está realizando. Além disso, uma nova demanda foi incorporada à área, como a transmissão de aulas, lives, criação de conteúdos, entre outros serviços digitais. Dessa forma, a comunicação da afiliada deverá ser reavaliada e adaptada para essa nova realidade, criando um Sistema de Comunicação Integrado, para atender as demandas on-line e off-line de forma ágil e eficaz.

Quer saber mais? Consulte-nos no e-mail [email protected]. Estamos à sua disposição!