A Federação Nacional das AABBs (FENABB), a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Brasília, a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Casa Azul Felipe Augusto lançaram, oficialmente, na última quinta-feira (25), o Programa Integração AABB Comunidade na cidade.

Na capital federal, serão atendidas 150 crianças e adolescentes, de famílias de baixa renda, com idades entre 6 e 18 anos incompletos de São Sebastião e da Vila Telebrasília. Os estudantes terão atividades socioeducativas, culturais, artísticas, esportivas e de saúde nos turnos contrários do horário escolar.

Os educandos foram selecionados pelo CRAS – Centros de Referência e Assistência Social do DF, atendendo os quesitos de vulnerabilidade, risco social e portadores de necessidades especiais.

Serão oferecidas aulas de natação, futsal e ginástica rítmica, percussão, orquestra e flauta, hip-hop e balé, informática, noções de administração, literatura e formação cidadã. O projeto conta, ainda, com equipe multidisciplinar composta por pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e educadores. Os participantes também terão reforço alimentar, acompanhamento médico-odontológico e transporte.

“Estamos completando 30 anos de AABB Comunidade e inúmeros exemplos de sucessos por todo Brasil. E aqui em Brasília não será diferente”, declarou Rene Nunes dos Santos, presidente da FENABB.

Na avaliação do vice-presidente do BB, José Eduardo Pereira Filho, o AABB Comunidade representa um belo desafio que precisa ser abraçado por todos. “FENABB, FBB, Governo do Distrito Federal, Casa Azul e AABB buscam o mesmo objetivo: dar um futuro seguro e brilhante a essas crianças e adolescentes. Então, que sejamos parceiros fortes nessa caminhada de boa vontade, de modo que possamos entregar a essas crianças, a essas famílias, todo o nosso potencial. O Banco do Brasil está com vocês nessa empreitada”, afirmou.

Ainda na solenidade de lançamento, o presidente da Fundação BB Asclepius Ramatiz Lopes Soares destacou alguns ingredientes para sucesso e longevidade do Programa. “São 30 anos de AABB Comunidade, o programa mais antigo que nós temos na Fundação. E por que ele persiste e chega aos 30 anos rejuvenescido? É graças ao trabalho, dedicação, amor e o envolvimento de todos os funcionários, envolvimento do Banco do Brasil com as causas sociais e as parcerias sólidas que sempre tivemos”, disse.

Dienie da Silva Mendes é mãe de seis filhos, dos quais cinco estão participando do Programa. Apenas a caçula, que tem dois anos, ainda não está. Ela destacou sua alegria pela participação das crianças no projeto. “Meus filhos não têm costume de ficar na rua, soltos, mas saber que eles vão praticar um esporte e ter acompanhamento me deixa muito feliz”, disse.

Durante o evento, a orquestra Casa Azul Musicando no Cerrado fez uma apresentação do Hino Nacional Brasileiro e de músicas populares. O conjunto é formado por crianças e adolescentes atendidos nas unidades da Casa Azul.

Também participaram da solenidade de lançamento Deise Lourenço, presidente da Casa Azul; Nelson Vieira, presidente da AABB Brasília; Gustavo Boeira, Jezreel Agra e Pedro Paulo Magno, vice-presidentes da FENABB; Antônio Gutemberg Gomes, secretário-geral da secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal; Sheila Santos, gestora do Centro de Referência de Assistência Social; Rogério Biruel, diretor de desenvolvimento social da Fundação BB; Patrícia Lustosa, diretora executiva da Fundação BB; Fernando Pelisser, superintendente de Varejo e Governo do DF; Marlene Matos, secretária adjunta de desenvolvimento do Sedestmidh.

O Programa

O AABB Comunidade propõe a integração entre escola, família e comunidade, por meio de um plano pedagógico que prevê a ampliação da cidadania e tem na educação um fator de transformação social.

Com informações da Fundação Banco do Brasil