E as etapas do 4° Encontro Regional de AABBs (ERA) continuam. O palco da vez é Recife (PE). Iniciado hoje (8/04), no Mercure Recife Mar Hotel, o encontro encerrará neste sábado, dia 9. Essa terceira etapa reúne 170 dirigentes, de oito estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e a sede, Pernambuco. Além da troca de experiência, marca registrada dos Encontros, o objetivo da ação é traçar estratégias para projetos futuros, avaliar ações já desenvolvidas e fazer um balanço geral da atuação abebeana.

 A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da FENABB, Rene Nunes, acompanhado do presidente do Conselho Deliberativo da Federação, Haroldo Vieira; superintendente estadual de Pernambuco, Marcos Parisi Ticianeli; gerente da GEPES José Antônio; representando o diretor Carlos Célio, o gerente de divisão da DIREF, Augusto César Machado; presidente do CESABB Pernambuco e da AABB Recife, José Severino da Silva e Francisco Ilo Pinheiro Costa, respectivamente. Também tiveram presenças registradas na abertura os vice-presidentes da FENABB Clodoaldo Soares, Jezreel Agra, Pedro Paulo Magno e Waldyr Peixoto.

“É uma responsabilidade enorme e também um grande orgulho representar a DIREF em um evento como esse. Não conhecemos nenhum caso no mundo de uma rede de clubes tão grande quanto a nossa. E isso mostra o sucesso e a capacidade do funcionário do Banco do Brasil de se relacionar na comunidade e o BB tem como uma das suas metas estratégicas manter essa parceria”, afirmou Augusto.

Outro grande entusiasta do Sistema AABB também presente no evento, o superintendente Ticianeli falou sobre respectiva proximidade com a rede de clubes. “Sempre que visito uma agência eu faço questão de conhecer a AABB local. A FENABB faz um trabalho espetacular junto aos clubes e isso só é possível quando conseguimos o comprometimento de todos os envolvidos no processo de gestão abebeana. Carrego uma certeza comigo: nas cidades onde há AABBs, percebemos que a integração do Banco com a comunidade é muito maior”, disse Ticianeli.

Após a cerimônia de abertura, o gerente de divisão da DIREF, representante do diretor Carlos Célio no evento, Augusto César Machado, reforçou a parceria do Banco do Brasil no alcance dos objetivos e metas da FENABB. Em seguida, o presidente Rene apresentou dados sobre o relacionamento com o Banco do Brasil.

“Nós, da Federação, acreditamos que quanto mais o tripé AABB, CESABB e FENABB estiver próximo e trabalhando com metas bem concatenadas, melhores serão nossos resultados no curto, médio e longo prazo, seja no tocante às ações sociais, esportivas e, também, administrativas e de gestão. É só assim, como já foi dito aqui, com a integração de todos, que alcançaremos a excelência em nossos processos. Eis a importância de eventos como esse, onde cada um pode contribuir positivamente na pauta de discussões e, mais que isso, ser um protagonista em todo e qualquer processo de mudança”, mencionou Rene.

 Ainda na manhã desta sexta-feira, os vice-presidentes da Federação Clodoaldo Nascimento (Financeiro), Jezreel Agra (Eventos Esportivos e Socioculturais), Pedro Paulo Magno (Administrativa) e Waldyr Peixoto (Desenvolvimento de Pessoas) conversaram com os participantes sobre os programas disponíveis nas respectivas áreas. Para encerrar o primeiro turno do evento, a diretoria sanou algumas dúvidas em um formato de painel, quando toda a diretoria da FENABB esteve disponível para um breve momento com o propósito de sanar algumas dúvidas. No decorrer do evento, serão realizados mais momentos como este.

Gestão: A programação da tarde iniciou com a palestra sobre gestão, comandada pelo ex-presidente da FENABB e ANABB, Antonio Sergio Riede. “O sucesso na gestão está associado à utilização de uma gestão do tipo social, que caminhe na direção de uma racionalidade comunicativa com público de interesse.”

Contabilidade: Em seguida, o contador Mário Sérgio abordou assuntos relacionados à Nova Legislação Tributária e Fiscal – Impactos na Contabilidade de AABBs. Na ocasião, foram tratados diversos assuntos, como Declaração de Contribuições e Tributos Federais (DCTF), Cronograma Atual de Implantação, Providências a Cargo das AABBs, além de diversos outros assuntos de interesse dos dirigentes.

Casos de Sucesso: A pauta do dia finalizou com a apresentação dos dirigentes que compartilharam casos de sucessos realizados nas bases. O momento foi bastante oportuno para uma grande troca de experiências.

Jantar de confraternização: Para fechar as atividades do dia, todos os administradores se encontraram na AABB Recife para um jantar de confraternização.

Confira algumas imagens do dia: