O talento de Educandos do AABB Comunidade Teresina (PI) vai romper barreiras, rumo à Europa. Três alunos foram selecionados para expor suas obras de arte no Projeto Children Coloring The World, nos dias 12 e 13 de outubro, em Florença, na Itália. Athos Gabriel Rodrigues Soares, Geórgia Cecília Carvalho Leite e Maria Rebeca Santiago Neri, todos de 13 anos, estão entre as sete crianças de escolas públicas do Piauí que vão participar da exposição.

A Coordenadora Pedagógica do Programa, Mariana da Silva Ferreira, conta que teve conhecimento do projeto, por meio das redes sociais do ateliê da Luciana Severo. Os Educadores Sociais Cleudia Xavier e Carlos Henrique escolheram os 10 melhores trabalhos, com técnicas variadas, como pinturas, desenhos, figuras e abstratos. A partir daí, foi criado um mini portfólio para inscrição. “Com muita dedicação, conseguimos a classificação de três educandos, isso é uma grande conquista. Já havíamos percebido o potencial deles durante as atividades. O trabalho do AABB Comunidade está se revelando e fazendo a diferença. É certeza que ao saírem do Programa, nossos alunos terão algo lá fora. Estamos muito felizes”.

Os educandos participaram de um curso preparatório durante três semanas no Ateliê Luciana Severo Kids,  para confeccionar as obras, com ajuda de monitores. As crianças trabalharam com temas regionais.

Luciana Severo conta que o Projeto Children Coloring The World existe há mais de seis anos e ressalta que a escola de arte sempre participou, com alunos de escolas privadas. “Desta vez, pedimos ajuda ao governo do estado para levar as crianças de escolas públicas e deu certo. Os trabalhos inscritos me chamaram a atenção, principalmente dos alunos do AABB Comunidade. Estou muito feliz com a escolha, os três têm grande potencial para brilhar aqui e lá fora. O Athos, em especial, é um artista nato e foi selecionado para estudar com a gente, com a bolsa integral”.

Ele comemora essa conquista, já que não teria condições de pagar para estudar no ateliê particular. “Foram ótimos os dias que fiz esta obra na escola de arte e estou feliz em saber que vou continuar. É uma honra participar desta seleção. Desde os nove anos, eu desenho e hoje quero levar a minha arte para o mundo inteiro, a exposição na Itália é só o começo”, diz.

Maria Elizabeth, mãe do Athos, diz que o AABB Comunidade tem sido uma bênção para ele e para a família toda, pelos benefícios que proporciona. “Além dele ter a oportunidade de mostrar as habilidades, os Educadores Sociais o incentivam a se dedicar ainda mais e tudo que ele faz sai do coração. Espero que o Programa possa proporcionar tudo isso a outras crianças”.

Os selecionados participaram de uma reunião com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o vice Themístocles Filho. No encontro, foi feito o agradecimento pelo apoio e incentivo aos artistas selecionados para terem suas obras expostas na Itália.