Henrique da Silva e Leonardo Santos da Silva estão entre os 18 atletas sub 21 convocados pela Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG), para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Júnior, que será realizado entre 3 e 12 de julho, deste ano, em Surrey, no Canadá.

Aos 17 anos, o atleta Henrique, atacante e meio-campista, está sendo convocado pela segunda vez para uma competição internacional. “Estou muito feliz de ter sido um dos 18 convocados no Brasil inteiro para esta competição, sigo fazendo meus treinos e cada vez mais me esforçando para estar o melhor possível nesta competição, mas agora é me manter focado para ir lá e dar o meu melhor para ser o orgulho do Rio Grande do Sul, depois de tudo que passamos, com as enchentes”.

Quem também está com as expectativas lá em cima é o goleiro, Leonardo. Ele conta que se prepara para representar bem o seu estado e o seu país. “É sempre uma honra ser convocado pela seleção brasileira. Estou bem ansioso positivamente para os jogos, pretendemos evoluir como pessoa e atleta, para ganhar experiência e compartilhar tudo com o nosso time. Agradeço ao meu clube, AABB Canoas, por todo o suporte e por confiar no meu potencial como atleta nestes sete anos de hóquei e agradecer a FENABB, que dá todo o apoio, em todas as situações, eles têm um papel crucial na organização do nosso clube”.

O treinador da equipe, Daniel Finco, fala sobre o desempenho da equipe de hóquei da AABB: São 90 atletas das categorias até 15, até 18, até 21 e adulto, que participam de competições nacionais. Eles têm de três a quatro treinos semanais, com dois treinadores. “A equipe vem apresentando resultados expressivos, obtivemos o terceiro lugar no sub-18 feminino e quarto lugar no sub-18 masculino, no Campeonato Brasileiro de Hóquei. Estas classificações até terceiro lugar, proporcionam a eles o benefício do Bolsa Atleta, do Governo Federal, nos anos seguintes à colocação, o que favorece ainda mais a permanência deles na modalidade”, explica.

Para o Presidente da AABB Canoas, Paulo Addevico, ter um atleta na seleção brasileira é um sonho para qualquer equipe. Ele conta que a Associação, em parceria com o Projeto Atleta Cidadão do Futuro, da Prefeitura da cidade, tem apostado nesta modalidade, e o resultado é surpreendente. “Imagina a nossa felicidade em ver dois atletas nossos sendo chamados para defender o Brasil num campeonato internacional. Isso nos enche de orgulho e engrandece o Sistema AABB, agradecemos e parabenizamos a nossa equipe e a administração pública por ter nos apoiado”.

Hóquei

A formação tática em campo é bem parecida com a do futebol, onze jogadores em cada lado, um goleiro, dois laterais, três zagueiros e cinco atacantes.

De forma geral, as partidas de hóquei contam com quatro períodos de 15 minutos, totalizando 60 minutos de muita intensidade em campo A Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama (CBHG) é a entidade responsável pelo desenvolvimento e promoção do hóquei no Brasil. Através de programas de base, desenvolvimento técnico e eventos esportivos, a CBHG visa fortalecer a presença do hóquei no cenário esportivo nacional e internacional.

O hóquei estreou nos Jogos Olímpicos de Londres em 1908 como esporte de exibição, disputado apenas por homens. Nos Jogos Olímpicos da Antuérpia 1920, voltou ao programa olímpico, novamente como exibição. Apenas oito anos depois, em Amsterdã 1928, a modalidade passou a contar para o quadro oficial de medalhas. Nesta edição, a Índia conquistou a medalha de ouro e a partir de então iniciou sua hegemonia olímpica no esporte.