Teve início na noite desta sexta-feira, 31 de março, a XXIII edição do Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil – CINFAABB. A abertura, realizada no Centro de Feiras e Eventos Serra Park de Gramado (RS), contou com a presença de aproximadamente 3.500 pessoas, incluindo atletas, acompanhantes autoridades e parceiros.

Grupos culturais locais deram o pontapé inicial da noite de abertura. E o que se seguiu foi um show à parte de integração e sinergia entre os participantes e as autoridades presentes – responsáveis pela abertura oficial do evento. E por falar em autoridades, estava no palco principal o presidente da FENABB, Rene Nunes, juntamente com os vices Clodoaldo Soares, Jezreel Agra e Pedro Paulo Magno, o presidente do Conselho Deliberativo da Federação, Haroldo Vieira, o gerente executivo do Banco do Brasil (DIPES), João Batista Gimenez Gomes, o prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci (Fedoca), o superintendente estadual do BB no Rio Grande do Sul, Edson Bündchen, o presidente do CESABB-RS, Gustavo Boeira, acompanhado do vice Antonio Cladir Tremarin, o presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), Reinaldo Fujimoto, e o vice-presidente de relações institucionais, João Botelho, a presidente da Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), Celia Larichia, o presidente do Conselho Fiscal da PREVI, Williams Francisco da Silva, o presidente da AABB anfitriã, Rodrigo Oliveira de Souza, o diretor do SEGASP, Mauro Lovalho, e o embaixador do esporte do BB, Emanuel Rego – maior vencedor do Circuito Mundial de Vôlei, com 77 medalhas de ouro, 37 de prata e 41 de bronze.

O presidente da AABB Gramado, Rodrigo, iniciou os cumprimentos aos convidados reafirmando o “orgulho em receber esse evento”. Boeira falou em seguida. Ele agradeceu o apoio de todos e expressou satisfação com a grandeza do evento. Logo após foi a vez do superintendente Bündchen agradecer “a oportunidade de receber, no estado, a família BB”.

Bündchen ainda enalteceu o papel das AABBs enquanto espaço de valorização do funcionalismo. “O BB só é forte porque vocês ajudaram a fazer essa história”, afirmou ele arrancando aplausos do público. “Vocês fizeram do BB o grande Banco que é hoje”, concluiu.

Antes do desfile das delegações, o craque Emanuel saudou os presentes. “É uma honra estar aqui hoje. Participei de várias Olimpíadas, mas a energia de vocês é especial”, declarou.

O momento seguinte – o desfile dos atletas – foi bastante aguardado e um dos ápices da cerimônia. A cada delegação que entrava, uma música representando aquela cidade era tocada. O público acompanhava cada letra com palmas e muita dança. A delegação de Gramado/Canela fechou o desfile com chave de ouro acompanhada por um time de artistas locais. Antes de encerrar essa etapa, pioneiros do CINFAABB – atletas que participam do evento desde as primeiras edições, foram homenageados pela FENABB com uma placa.

Tocha e Juramento

Terminados os cerimoniais iniciais, foi a vez de acender a pira olímpica. Nesta edição, a chama foi acesa pelo embaixador do esporte do BB, Emanuel, e pelo vice-presidente do CESABB-RS, Tremarin – grande entusiasta do Sistema AABB e um dos responsáveis pelo evento ter sido sediado na cidade. Juntos, os dois seguraram a tocha e percorreram o ginásio onde a solenidade era realizada. Após o percurso – que circundou todas as delegações – eles subiram à estrutura de sustentação da pira e iluminaram ainda mais a noite com a chama olímpica.

O atleta Roque Moschen conduziu o juramento dos atletas.

Saudações finais

Finalizando a abertura, o gerente executivo João Batista desejou um evento repleto de sucesso. “É muito bom ver pessoas como vocês aqui, que são guardiãs dos valores do BB, como a ética, a amizade, o comprometimento. Vocês já são campeões!”, declarou.

O prefeito da cidade não poupou elogios ao público do evento. “Gramado recebe, a cada ano, seis milhões de pessoas. Agora, francamente, vocês são especiais”, disse. Ele também afirmou que entregaria “as chaves da cidade” aos participantes até o final do evento com uma condição: “se levarem Gramado em seus corações, sem direito a devolução”.

O último a discursar foi o presidente Rene. Emocionado, ele fez questão de frisar que estava feliz “porque vocês estão aqui”. Agradeceu a todos os apoiadores que “não mediram esforços para fazer deste CINFAABB algo inesquecível”, incluindo o Banco do Brasil, a Prefeitura, o CESABB, a AABB, entre outros. Rene citou cada uma das empresas parceiras do evento, com ênfase no BB, a quem se referiu como “o maior apoiador do Sistema AABB e desse evento”. Por fim, anunciou a sede do evento em 2018, Salvador (BA) e declarou aberto o Campeonato.

Confraternização

Após o cerimonial, os presentes ainda puderam desfrutar de um coquetel de doces e salgados, incluindo jantar, além de apresentações regionalistas, entre bandas locais e grupos de dança. Enquanto isso, o embaixador Emanuel autografava camisas e tirava fotos com os participantes.

Clique aqui e veja mais fotos na Galeria de Imagens.