Responsabilidade social é um dos valores que o Sistema AABB coloca em tudo o que faz. Exemplo disso é o zelo com que diversas AABBs pelo Brasil afora conduzem o Programa Integração AABB Comunidade – iniciativa que atende crianças e adolescentes, em atividades variadas, no contraturno escolar. Na edição 2017 do CINFAABB, um legado muito bacana será deixado na cidade de Canela (RS), especificamente na Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco – CIEP, onde estudam 1.150 alunos, sendo 1.000 deles em período integral.

Mas essa história de solidariedade começou meses antes do evento.

Nos preparativos para conseguir local em que pudessem ser realizadas as competições de natação, uma vez que a piscina da AABB não comportaria uma competição dessa magnitude, os organizadores foram em busca de locais apropriados para a realização das provas. Até que acharam a Escola. Ocorre que a piscina do local, semiolímpica, estava, nas palavras do diretor do colégio Márcio Gallas Boelter “bem degradada”. Começou então uma parceria bem bacana: o Sistema AABB entraria com recursos para a reforma de todo o local onde as provas seriam feitas, incluindo as piscinas.

E assim aconteceu! O local foi todo reformado, ganhou pintura nova, cara nova. O Sistema AABB entrou com o material e a direção da Escola conseguiu a mão de obra. E o que antes era “degradado”, ficou novinho em folha. “A última melhoria que fizemos lá foi há seis anos. Estávamos prevendo uma reforma para 2018, mas com a parceria foi possível adiantar isso em um ano. Sem contar que o dinheiro que iríamos utilizar no ano que vem agora será destinado para um projeto de energia solar para o aquecimento da água da piscina, que hoje é no gás”, explicou Márcio.

A reinauguração do espaço foi nesta segunda-feira, 3 de abril, data em que iniciaram as provas de natação do CINFAABB.

“O espaço ficou excelente”

Professora do colégio há 15 anos, Daiane Melos gostou do que viu. “Estávamos todos curiosos para ver como tinha ficado. O espaço ficou excelente. Pra nós é um sonho realizado”, disse. A educadora também falou do impacto positivo das atividades na piscina para os alunos. “Ajuda em vários fatores, como psicomotor, processo de aprendizagem, entre outros. Sem contar que eles ficam mais calmos, pois a água relaxa”, concluiu.

Outra educadora da Escola, Márcia Wasem Bortot, concorda com a professora Daiana. Ela também aposta que a reação dos alunos será muito boa. “Eles gostam muito da natação. Já estão ansiosos para ver como tudo ficou. Certamente ficarão bem contentes”.

Participantes do CINFAABB colaboram com alunos

Nesse clima de solidariedade, atletas da natação e acompanhantes que foram até a Escola contribuíram ainda mais para essa corrente do bem. Eles adquiriram produtos produzidos pelos próprios alunos – que criaram uma cooperativa escolar chamada COOPENEUSA. Tudo o que é produzido e vendido pela COOPENEUSA se reverte em benfeitorias para o colégio. Semanalmente, os alunos vendem frutas, legumes, sucos, geleias, ovos, doces na própria comunidade. Agora, com o CINFAABB, tiveram a oportunidade de ampliar a arrecadação.

Homenagem ao diretor

Nesse dia, ao fim das provas, o diretor da Escola Márcio Gallas foi homenageado pela organização do evento. Na oportunidade, o vice-presidente da FENABB, Jezreel Agra, e o presidente do CESABB-RS, Gustavo Boeira, entregaram uma medalha de ouro do evento para ele em agradecimento pela parceria entre a Escola e o Sistema AABB.