Gabriel Araújo, mais conhecido como Gabrielzinho, é um grande destaque da natação paralímpica brasileira. Associado da AABB Corinto (MG), desde criança, ele frequentava o Clube, e o local preferido dele eram as piscinas.
O Presidente da AABB Corinto, Alex Rosemarq de Souza Ferreira e Silva, conta que Gabriel foi atleta da JEMAB e durante a pandemia de Covid-19 treinou no Clube. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas nesse período, ele manteve a dedicação ao esporte e continuou aprimorando a performance, é um orgulho muito grande ter um campeão paralímpico tão próximo da gente. Em palavras fica até difícil de expressar, Gabrielzinho é de uma família associada e assídua na AABB”.
Considerado um dos maiores nomes da natação paralímpica brasileira, Gabriel começou a nadar e a se destacar aos quatro anos de idade. Incentivado por um professor, iniciou a carreira competitiva aos 13, nos Jogos Escolares. Ao longo dos anos, Gabriel acumulou títulos, incluindo medalhas em campeonatos mundiais e nas Paralimpíadas de Tóquio 2020. Em París, o atleta seguiu o ritmo de pódios e rankings.
Paralimpíadas 2024
Gabrielzinho teve um desempenho brilhante nas Paralimpíadas de Paris 2024. Ele conquistou três medalhas de ouro nas provas de natação da classe S2: nos 100 metros costas, nos 50 metros costas, e nos 200 metros livres. Além de suas vitórias, Gabrielzinho quebrou o recorde das Américas nos 200 metros, consolidando-se como um dos maiores nomes da natação paralímpica brasileira.