Foi realizado, na noite de 27 de agosto, em Santa Maria (RS), o XIV Encontro de Coros de AABBs do Rio Grande do Sul. O evento, alusivo aos 100 anos do Banco do Brasil no estado, contou com a participação de 15 coros, totalizando 480 coralistas e um público total estimado em 700 pessoas.

As 31 apresentações musicais tiveram como palco o Teatro do Colégio Marista da cidade. Lá, cantores de Canoas, Encantado, Marcelino Ramos, Nova Prata, Porto Alegre, Restinga Seca, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sobradinho, Taquari e Venâncio Aires mostraram muito talento musical e arrancaram aplausos da plateia.

No início da tarde, algumas horas antes dos cantores se dirigirem para o Teatro, a AABB anfitriã brindou todos os visitantes com uma carinhosa recepção. Após as apresentações, a diretoria do clube preparou um saboroso jantar festivo de confraternização com objetivo de integrar ainda mais os presentes.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estava o presidente da FENABB, Rene Nunes dos Santos, acompanhado do vice-presidente de eventos esportivos e socioculturais da Federação, Jezreel Agra; o presidente do CESABB-RS, Gustavo Boeira, juntamente com os vice-presidentes do Conselho; toda a diretoria da AABB Santa Maria (liderada pelo presidente Juarez Fernando Santos Lopes); presidentes das AABBs representadas no Encontro, além do presidente da Associação Italiana de Santa Maria, João Valdir Meneghini, do presidente do Circolo Friulano de Santa Maria e conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior para o RS (COMITES), José Zanella, e da coordenadora do AABB Comunidade Santa Maria, representando a Prefeitura, Adriana Falkembach.

“Ano passado, o evento contou com a presença de 12 coros e cerca de 300 coralistas. Este ano, 15 corais participaram e o número de cantores quase chegou a 500. Isso mostra que o evento tem ganhado força, e tem mérito para isso. Em minha opinião, do ponto de vista da alegria, da convivência e da integração, o Encontro de Coros é o evento mais bonito que a gente faz aqui no Rio Grande do Sul”, afirmou Boeira.

De acordo com o presidente da AABB anfitriã, Juarez Fernando, esse foi “o maior evento realizado com o envolvimento do clube nos últimos 15 anos”, disse. “Recebemos muitos elogios. Em suma, cada apresentação foi uma perfeição o conjunto da obra superou todas as expectativas”, finalizou.

“O canto coral é uma daquelas expressões culturais que comovem e contagiam o espírito humano. Além dos repertórios com verdadeiras obras de arte em forma de música e das interpretações que mostram a harmonia proporcionada pelo conjunto de vozes, a marcante presença do coral no palco encanta a todos e retrata o esforço coletivo, o trabalho em equipe e o amor pela música. Fiquei impressionado com a qualidade das apresentações, e estamos trabalhando para que eventos como este aconteçam em outras regiões do pais, falou o presidente da FENABB, Rene Nunes.

Patrocínios

O evento contou com o apoio da FENABB e, também, de alguns parceiros, como o próprio Banco do Brasil, Cooperforte, Anabb, Segasp, Colégio Marista local e Associação Italiana de Santa Maria.

Próximas edições

Em 2017, o Encontro de Coros será na cidade de Marcelino Ramos. No ano seguinte, 2018, o anfitrião será o município de São Lourenço do Sul. Em 2019, será a vez de Nova Prata receber as apresentações.