COMO AS FERRAMENTAS PODEM AUXILIAR A COMUNICAÇÃO DA AABB COM OS ASSOCIADOS NESSE PERÍODO?

De repente a vida de todo mundo se transformou. A Pandemia chegou sem avisar e, como um Tsunami, invadiu o dia a dia das pessoas. E nessa transformação, o mundo digital chegou com tudo e para todos.

Querendo ou não, estando preparado ou não, a vida on-line tornou-se a única forma de continuar estudando, trabalhando, encontrando amigos e, também, continuar “frequentando” os Clubes. Mas como, se os Clubes tiveram que suspender suas atividades?

E é aí que, mais uma vez, podemos entender a dimensão e a importância do universo digital na vida cotidiana atual. No momento em que muitos Dirigentes se perguntaram: e agora, como manter os associados ligados ao Clube? A resposta não poderia ser outra: utilize os canais digitais.

Estar presente e ser lembrado sempre foi importante no mundo dos negócios, e neste momento em que as atividades presenciais foram temporariamente suspensas, tornou-se fundamental para os Clubes utilizarem os canais digitais, já que estes se transformaram no principal meio de contato com os associados.

Estar preparado nessa hora é fundamental, pois as mídias sociais tem um potencial enorme tanto para o bem como para o mal. Dessa forma é fundamental planejar o que se publica, pois não se trata de uma página pessoal (e mesmo as contas pessoais requerem cuidados), mas sim a imagem e a posição de uma Instituição perante a seus associados e ao público em geral.

Apresentamos, a seguir, algumas orientações referentes a utilização das redes sociais nesse período.

É hora de migrar algumas atividades do Clube para as plataformas digitais
Alguns serviços oferecidos pelos Clubes podem ser disponibilizados por meio dos canais digitais. Dessa forma, mantem-se o associado ligado ao Clube e, ao mesmo tempo, utiliza-se os profissionais para darem aulas usando as ferramentas digitais. A FENABB tem disponibilizado TREINOS para que as AABBs compartilhem em suas redes sociais como forma de oferecer atividade física aos associados.

Além desse serviço, a sua AABB pode avaliar a possibilidade de outras atividades serem transmitidas pelos canais digitais, como música, coral, recreação, entre outras. As aulas podem ser transmitidas, com horário marcado, no Instagram ou pelas Plataformas Digitais para reuniões, como por exemplo Zoom Meetings, Skype e Microsoft Teams.

Invista em conteúdos relevantes

Os Clubes atuam em diversas áreas, como esporte, cultura e lazer, sendo que essa diversidade de atuação lhes confere conhecimento em vários assuntos. Nesse momento é importante verificar os profissionais com quem se pode contar para produzir conteúdos interessantes e fazer postagens sobre diversos temas, entre eles Atividades Físicas, Oficinas de Recreação, Dicas de Cultura, Bem estar Físico e Mental, Nutrição e até Dicas de Receitas, que podem ser feitas em parceria com a área de Alimentos e Bebidas do seu Clube.

Produzir lives também é uma forma que está sendo bastante utilizada para manter conexão com o público, mas a mesma só deve ser feita por profissionais que tenham domínio dos temas abordados. Se isso não for possível, é melhor não se arriscar nessa área.

Aproveite o momento para fortalecer a interação com os associados por meio de conexões positivas

É hora de aumentar a interação com os associados e, também, demonstrar a grande importância que eles têm para o Clube.

Que tal criar um vídeo ou postar fotos do Clube demonstrando que a sua AABB está sendo muito bem cuidada para receber os associados em breve. Nesse caso, vale utilizar frases que demonstrem a saudade e a falta que os associados estão fazendo.
Outra ação bacana é criar desafios, dentre vários que podem ser realizados, um deles, com apelo mais sentimental, pode ser desafiar as pessoas para enviarem fotos e frases relacionadas ao Clube e postar as fotos nas mídias sociais.

Transmita União e Solidariedade Nesse momento é importante fazer valer o lado humano do Clube. Esteja disposto a oferecer ajuda aos associados, criando um canal para divulgar seus produtos e serviços nas redes sociais. Escolha um nome para esse serviço e relacione os negócios de associados, desenvolvendo assim uma rede de colaboração e solidariedade.

Outra questão importante é, também, pensar nos concessionários, como lanchonete, restaurante, lojas e outros, colocando-se à disposição para ajudá-los via redes sociais também publicando conteúdo aos associados.

Utilize este momento para aumentar audiência dos canais de comunicação digitais
Mais do que nunca, as pessoas estão conectadas, e é muito provável que a audiência das redes sociais da sua AABB tenha tido um aumento significativo. Se isso ainda não ocorreu, experimente dedicar-se mais a este canal publicando conteúdos relevantes e interagindo com os associados. Assim você irá consolidar as redes sociais como um importante meio de comunicação e relacionamento.

Lembre-se: as redes sociais são um meio bidirecional, por isso é muito importante dedicar um tempo para interagir com os associados, respondendo comentários e sugestões.

TOME ALGUNS CUIDADOS ESPECIAIS

Tenha Postura e Empatia – não use a situação de forma apelativa e não aproveite a crise para promover mensagens que tenha cunho comercial em benefício ao Clube. Neste momento, o importante é ter empatia e ser solidário Cuidado também com Imagens – Ao utilizar as redes sociais é muito importante escolher muito bem a imagem a ser veiculada. Ela precisa ser chamativa, comunicar bem e estar condizente com o conteúdo vinculado a ela, além de ter boa qualidade. Em tempos de quarentena, esse cuidado precisa ser redobrado. Colocar uma foto de muitas pessoas juntas, se não for bem contextualizada, pode ser mal interpretada.

Proteja-se com fontes confiáveis – A melhor estratégia é sempre optar por publicar conteúdos relacionados diretamente ao Clube, mas, caso sinta que é necessário divulgar recomendações e dicas, só publique conteúdos de fontes confiáveis como OMS, Órgãos Oficiais de Saúde e não deixe de citar a fonte. E vale reiterar o cuidado redobrado com o compartilhamento de Fake News. Eis aí a importância de só publicar seu próprio conteúdo e da FENABB.

Para concluir, lembramos que toda crise gera oportunidades. Vamos tirar as melhores lições deste momento. Em relação à Gestão de Clubes, a área de Comunicação foi a que contou com a maior transformação, já que colocou o meio digital como protagonista na relação com o associado.

Essa transformação, que veio para aproximar as pessoas em tempo de pandemia, com certeza deixará um legado muito importante para construir a nova relação do Clube com seus Associados no pós pandemia. E muito ainda vamos falar sobre isso.