O momento é preocupante, principalmente no Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, que estão entre os sete estados com maior número de incidência da dengue. No país, segundo atualização do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (8), foram registradas 392.724 infecções prováveis, 54 pessoas morreram, e 273 óbitos estão em investigação.
Por isso, o assunto merece uma atenção especial. É hora de arregaçar as mangas e combater logo este mosquito. Nosso convite é para os Dirigentes, colaboradores e associados para formarmos, juntos, o batalhão de combate à dengue, nas mais de 900 AABBs do país.
Calor intenso e chuvas, época propícia para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, entre outras doenças. Os sintomas variam desde dores no corpo, febre e mal-estar, até condições mais graves que podem ser fatais.
Para ajudar as nossas AABBs no combate ao mosquito, separamos alguns cuidados fundamentais para eliminar a proliferação.
1. Manter a piscina limpa, inclusive, com a escovação das bordas e a correta aplicação do cloro ativo na água, mantendo-a nos padrões recomendados (entre 0,5 mg/l e 0,8mg/l de cloro disponível);
2. Usar tela que cubra totalmente a piscina, de forma a evitar que a fêmea do mosquito deposite seus ovos nas paredes;
3. Manter a caixa d’água sempre fechada e limpa. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que acumulam água;
4. Remover folhas e galhos das calhas. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos;
5. Colocar areia nos pratos dos vasos das plantas e evitar cultivar plantas aquáticas;
6. Fazer furos nos pneus velhos ou que estejam sendo utilizados na decoração do clube;
7. Realize campanhas educativas na sua AABB, com ações criativas e murais informativo. A ideia é conscientizar a todos sobre a importância de cada um fazer a sua parte.
Esta causa é nossa, vamos juntos. Dengue aqui não!