Não é todo mundo que entende tanto de CINFAABB quanto um associado da AABB Porto Alegre, Luiz de Lemos Velho, 79 anos, natural de Mostardas (RS). Ele, juntamente com outros dois abebeanos, Anésio Mello (in memoriam) e Renato Castelano (in memoriam), idealizaram o que hoje conhecemos como Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil.

Isso foi em 1995, quando a ideia era integrar colegas aposentados para partidas amistosas de futebol. Logo a ideia cresceu entre associados das AABBs Porto Alegre e Curitiba. Surgia, ali, o Encontro Esportivo de Aposentados do Banco do Brasil – nome original do evento.

O passo seguinte foi convidar colegas de outras AABBs. “Pensamos conosco o seguinte: por que não chamar aposentados também de outras AABBs e reunir um maior número de colegas em prol do esporte e da qualidade de vida?”, indagou, à época, Luiz e seus parceiros.

Os anos se passaram e, hoje, Luiz – que é diretor de aposentados da AABB Porto Alegre e membro do Conselho Deliberativo da mesma AABB – tem uma certeza: os companheiros que como ele iniciaram o evento estariam felizes com o que ocorre hoje: uma verdadeira festa da família de aposentados Banco do Brasil.

Vale lembrar que em 2001 a FENABB assumiu a promoção e organização do evento, fazendo com que o mesmo passasse a ganhar cada vez mais notoriedade não apenas entre o público Banco do Brasil, mas na comunidade em geral. Não por acaso, em cada cidade onde a competição é realizada atrai a simpatia e o apoio do poder público constituído e, vez por outra, convites para que outros campeonatos do tipo voltem àquele município.

No modelo atual ficou ótimo

Na edição 2017 do evento, Luiz jogou pela equipe futebol ultramaster, conseguindo medalha de prata para a AABB da capital gaúcha. A equipe de Fortaleza (CE) foi quem levou o ouro.

“Agradeço à diretoria da FENABB pelo carinho e por acreditarem no evento. CINFAABB é sinônimo de amizade, congraçamento. Agradeço também ao Tremarin, pelo empenho, e toda a equipe da AABB Gramado/Canela por fazer um evento tão bonito que, no atual modelo, ficou ótimo”, concluiu Luiz de Lemos.