Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As mais comuns são a Dengue, Zika e a Chikungunya, e o principal vetor é o famoso Aedes aegypti. Todos os anos, na época do verão, com o aumento das temperaturas e as constantes chuvas, típicas da estação, é comum assistirmos a explosão de casos, principalmente, de Dengue.

Segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, no ano de 2022 foram notificados mais de 1.450 milhão de casos em todo o Brasil. A Região Centro-Oeste lidera o ranking de casos/100 mil habitantes, seguida das Regiões Sul e Sudeste, respectivamente. A Região Norte apresentou menos casos no ano passado. O dado mais impactante fica por conta do número de mortes. Foram registrados 1.016 óbitos, esse número é mais que o quádruplo do ano anterior.

O Sistema AABB está de olho nesta triste realidade. E, pensando no bem-estar dos nossos associados e familiares, faz o alerta: vamos redobrar as medidas preventivas nos nossos clubes!

Por tanto, fiquem atentos aos cuidados básicos:

1) Manter a piscina limpa, inclusive com a escovação das bordas e a correta aplicação do cloro ativo na água, mantendo-a nos padrões recomendados (entre 0,5 mg/l e 0,8 mg/l de cloro disponível);

2) Usar tela que cubra totalmente a piscina, de forma a evitar que a fêmea do mosquito deposite seus ovos nas paredes;

3) Manter a caixa d’água sempre fechada e a limpa. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que acumulam água;

4) Remover folhas e galhos das calhas. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos;

5) Colocar areia nos pratos dos vasos das plantas e evitar cultivar plantas aquáticas;

6) Fazer furos nos pneus velhos ou que estejam sendo utilizados na decoração do clube;

7) Atenção ao acondicionamento do lixo: vedar bem os sacos e não deixá-los expostos;

Vamos fazer das nossas Associações um exemplo a ser seguido pela comunidade.