Preocupada com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável do país, a FENABB aderiu ao Projeto Site Sustentável (http://sitesustentavel.com.br/). A iniciativa prevê possíveis reparações de impacto ambiental do site da Federação por meio do plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, recuperando o ecossistema e a biodiversidade em locais já degradados pela ação humana.

Assim, a empresa calcula o impacto gerado pelos servidores onde o site da Federação está hospedado de acordo com o número de acessos de página. O impacto medido é a emissão de CO² e a compensação é feita através do plantio de árvores em uma zona de preservação e reflorestamento. Para calcular quantas árvores precisam ser plantadas, o Projeto faz um cálculo de emissão – desenvolvido pelo PhD da USP, Arthur Cursino – que considera visualizações mensais e dados da matriz energética brasileira.

“Acreditamos que não basta ter um discurso socioambiental correto, mas também é preciso dar o exemplo. Nos últimos anos, temos tomado uma série de medidas na FENABB no sentido de tornar a empresa mais eficiente do ponto de vista energético e de consumo de materiais. Estamos trabalhando em várias frentes e uma delas é essa: calcular e depois eliminar o impacto ambiental que nosso site causa, pois ele consome energia elétrica e outros recursos”, declarou o presidente da FENABB, Rene Nunes.